Pages

terça-feira, 11 de maio de 2010

Curiosidades...

O casamento envolve rituais que se repetem a milhares de anos... Conheça um pouco dessas tradições e deixe-se envolver por eles.

Alianças – Símbolo da união: Essa tradição, até hoje cultuada pela maioria das religiões, de usar o anel como símbolo de união surgiu com os antigos egípcios. Para eles o circulo simbolizava a eternidade, por isso  trocavam alianças de couro, feno ou marfim. Mas porque usar o anel no dedo anular da mão esquerda? Os egípcios acreditavam que as veias da mão esquerda tinham uma ligação mais direta com o coração. Já o costume de usar alianças de metal para simbolizar a forte ligação do casal foi iniciado pelos romanos. 
Arroz - Fartura: Jogar arroz nos recém-casados ao final da cerimônia é um costume que veio da China há mais de dois mil anos, simboliza o desejo dos convidados de que a vida do casal seja repleta de riqueza e felicidade. Obs. Em algumas igrejas essa comemoração é proibida, por isso a opção é fazer a brincadeira na chegada dos noivos à festa ou substituir por pétalas de rosas (o desejo continuará o mesmo).
Tratamento real: Nesse dia tão especial aos noivos é indispensável um tratamento especial. Nada melhor para garantir essa sensação de importância que um belo tapete vermelho no corredor principal da igreja. Além de garantir elegância, ainda remonta aos tempos em que reis e rainhas eram recebidos com tamanha pompa e respeito.
Toda de branco: Além de estabelecer o uso do vestido branco para as noivas, foi a rainha Vitória da Inglaterra quem lançou o uso do véu nupcial. Na época, tal pratica foi considerava uma verdadeira ousadia, uma vez que as mulheres da nobreza não podiam cobrir o rosto, escondendo sua identidade e nobreza.
Damas de honra e pajens: A presença de damas de honra e pajens no início da cerimônia é um costumo da Idade Média, quando estas vestiam suas melhores roupas para esperar a chegada da noiva na entrada da vila. Ao avistarem o cortejo, colhiam flores, avisavam a todos que a cerimônia ia começar e corriam para a igreja.  Até hoje, podemos observar esse costume, vestidas a rigor, as crianças embelezam ainda mais a ocasião. Esse papel também pode ser feito por adultos; nos Estados Unidos, por exemplo, as damas de honra têm entre 14 e 23 anos.

0 comentários:

Postar um comentário